Isenção da conta de luz? Descubra uma alternativa infalível acabar com esse gasto

No Brasil, a energia elétrica é um dos fatores que mais afetam os orçamentos domésticos, no entanto, existem alternativas bem mais baratas que podem eliminar definitivamente seus gastos com a conta de luz. Um sistema fotovoltaico permite uma incrível economia com energia solar, e este tipo de energia é bem acessível, confira!

O que é energia solar?

Economia com energia solar - como se livrar da sua conta de luz

A energia solar é uma fonte de energia que depende diretamente do sol. Inesgotável na prática, esta energia renovável tem a vantagem de ser limpa e não emitir gases com efeito de estufa – é também fonte de grande parte das outras energias renováveis, para além dos hidrocarbonetos fósseis. Suas características o tornam hoje uma fonte de energia renovável essencial.

Benefícios da Energia solar?

Explorando-o ainda mais, seríamos capazes de resolver grande parte de nossos problemas de poluição e fornecimento de energia no mundo. Aqui está um lembrete dos benefícios da energia solar:

  • Sem emissões de gases de efeito estufa;
  • Energia verde e renovável que pode cobrir as necessidades de água quente sanitária e aquecimento;
  • Uma fonte de energia disponível e silenciosa;
  • Uma oportunidade de economizar dinheiro preservando o planeta graças aos painéis solares térmicos;
  • Instalações acessíveis com baixos custos de manutenção.

Economizar com energia solar!

Os painéis solares funcionam de acordo com uma tecnologia bastante sofisticada, por meio de um dispositivo composto por um módulo que transforma a energia solar em eletricidade. Este módulo consiste em células fotovoltaicas feitas de silício, um material semicondutor. Quando exposto à radiação solar, reage de maneira específica. Assim que os fótons da luz do sol entram em contato com a superfície do painel, eles transmitem energia aos elétrons do silício.

Economia com energia solar - elimine conta de luz

Esses elétrons são colocados em movimento e produzirão uma corrente elétrica contínua. Quanto mais células compõem o painel solar fotovoltaico, maior é a quantidade de eletricidade produzida. Resta, então, transformar essa corrente elétrica contínua obtida em corrente alternada, seja para uso doméstico, seja para revenda na rede de distribuição. Os inversores cuidam dessa tarefa e extraem uma corrente de 230 volts.

Além de atender às suas necessidades de energia doméstica, gerando uma boa economia com energia solar, o uso de painéis solares permite revendê-los a um produtor de eletricidade como a ENEL, por exemplo. Na verdade, mesmo que seja interessante e tentador consumir toda a eletricidade produzida, revendê-la acaba sendo mais lucrativo. Consumindo parcialmente sua produção e vendendo o restante na rede, você pode construir outra fonte de receita, apesar do custo inicial de instalação.

Caso tenha uma atividade muito intensiva em energia em que o consumo possa ser superior à produção, a diferença será feita pela rede. Portanto, você pagará apenas o mínimo.

Para aqueles que estão em áreas isoladas não conectadas à rede, eles podem armazenar seu excedente de produção de eletricidade em baterias. Eles podem então usá-lo quando o sol e a produção dos painéis não podem atender às suas necessidades, à noite ou no inverno, por exemplo.

Conclusão

Hoje em dia a instalação de um sistema de energia solar pode ser facilmente financiando, com uma duração mínima de 25 anos, já nos primeiros 5 anos o retorno sobre seu investimento já é percebido. Além de reduzir sua conta de luz, você ainda pode gerar uma boa grana com o excedente produzido, este volta para a rede elétrica e pode ser revendido pela concessionária de energia elétrica de sua região.

Em outras palavras, a energia solar traz apenas benefícios, além do fato de você contribuir diretamente com o meio ambiente, pense nisso!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.