Compro ou alugo? Quais as vantagens e desvantagens de morar de aluguel ou comprar um imóvel?

Sempre existe a dúvida sobre comprar ou financiar um imóvel, neste período de crise financeira apenas uma palavra é necessária, “Planejamento”. Assim, comprar ou financiar dependerá muito do perfil do cliente e da verba que este tem disponível no momento. 

Se você deseja saber sobre as vantagens e desvantagens de comprar ou financiar, fique conosco até a conclusão, pois esclarecemos os pontos mais importantes. 

O que é melhor: comprar ou financiar um imóvel?

Comprar ou financiar um imóvel - Vantagens e desvantagens

De fato, o sonho de boa parte dos seres humanos independente de condição financeira, é ter uma casa própria, e muitos têm essa dúvida de comprar ou financiar este bem. Antes de tudo, é necessário saber se este é seu primeiro imóvel, ou se você irá trocá-lo, assim, você poderá prosseguir com seu planejamento. Abaixo, apresentaremos quando é vantagem em comprar ou financiar um imóvel:

1º Vantagens e desvantagens de comprar imóvel 

Saiba que existem duas formas de comprar imóvel, que são através da planta e também adquirir um imóvel usado, o imóvel na planta costuma ser mais barato do que um imóvel usado, no entanto, é necessário ter muito cuidado com cumprimento de prazos e falência de empreiteiras. 

Com relação ao imóvel usado, você deve analisar se este está em bom estado de conservação. Realize uma vistoria bem detalhada com um engenheiro de confiança, para detectar detalhes ocultos. É necessário ficar atento às instalações elétricas, uma das principais vantagens relacionadas ao imóvel usado está na metragem.

Hoje em dia, as medidas desse tipo de imóvel estão cada vez menores, inclusive apartamentos. 

2º Vantagens e desvantagens de financiar imóvel

As vantagens do financiamento do imóvel são muitas, podemos aqui destacar algumas, por exemplo, a valorização do bem, é possível utilizar o imóvel como renda fixa. Logo, existem as desvantagens que são: os gastos ficam por conta do proprietário do imóvel, e há uma certa dificuldade para alugar.

Quais os cuidados ao morar de aluguel?

Quais os cuidados ao morar de aluguel

Morar de aluguel para algumas pessoas é visto como uma vantagem, pois tudo depende da renda que a pessoa possui ou do estilo de vida que a mesma possui. Você deve observar a lei do inquilinato, e analisar os pontos abaixo:

  • Sempre haverá reajustes;
  • Não há estabilidade de moradia;
  • Não é permitido realizar mudanças no imóvel;
  • Em alguns casos, existem restrições totais ou parciais. 

Se o aluguel for negociado diretamente com a imobiliária, saiba que é possível a cobrança de taxas, por isso, compare antes de contratar para evitar abusos. 

Conclusão

A palavra de ordem na hora de alugar, comprar ou financiar um imóvel é o planejamento e as suas necessidades. Anote com cuidado quais são as prioridades e o que busca em um imóvel, leve em consideração itens importantes como o seu padrão de vida, poder aquisitivo, tamanho de sua família, localização e principalmente se o novo espaço vai fazer você feliz.

Fique atento(a) as nossas dicas e veja quais delas podem ser aplicadas a sua vida na escolha de um novo imóvel, tenha bastante calma nas decisões e busque ajuda de um profissional.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.